Instituto Superior Técnico

Área de Transferência de Tecnologia do IST

FAQ – Perguntas frequentes

Técnico Summer Internships 2018

1. Critérios de Admissão

Quem tem acesso aos Técnico Summer Internships?

Têm acesso aos estágios de verão todos os alunos que frequentam o Instituto Superior Técnico a partir do 2º ano curricular, sendo que estão excluídos do programa todos os alunos com acordos de mobilidade que não estejam inscritos para obtenção de grau académico.

Sou aluno do 1º ano de licenciatura, posso realizar um estágio de verão?

Os estágios de verão são aconselhados, sobretudo, aos alunos a partir do 2º ano. Contudo, nada impede que te candidates às ofertas que achares adequadas para ti. Deverás apenas enviar um e-mail para te ser concedido o acesso ao Técnico Job Bank, já que habitualmente é apenas a partir do 2º ano que os alunos passam a ter acesso ao portal.

Já concluí o curso, posso participar no Técnico Summer Internships?

Se já concluíste o curso não podes participar nesta iniciativa.

2. Processos de candidatura e seleção

Como é efetuada a candidatura aos estágios de verão?

Deves candidatar-te aos estágios de verão através do Técnico Job Bank. Na plataforma deverás adicionar aos teus documentos o teu currículo e carta de motivação, para que possas candidatar-te às ofertas de forma simples e rápida.

Por que não consigo aceder ao Técnico Job Bank?

Há várias hipóteses para esta questão. O Técnico Job Bank está orientado para estudantes (do 2º ao 5º anos) e recém-diplomados de 2º ciclo (que tenham terminado há menos de 2 anos). Contudo, para tal, é necessário teres autorizado a cedência de dados no Fénix, de forma a contemplar o uso para fins profissionais. Deverás também confirmar que os teus dados pessoais e académicos estão atualizados no Fénix. Após autorizares a cedência de dados, deverás esperar até receber uma mensagem a confirmar que tens acesso ao Técnico Job Bank. Caso sejas do 1º ano mas estás interessado, ou caso continues a não conseguir utilizar o Técnico Job Bank e não saibas como solucionar o problema, envia um e-mail apresentando a situação para pe@tecnico.ulisboa.pt.

Até quantas candidaturas posso fazer?

Não há limite para o número de candidaturas que fazes.

Que empresas participam?

Não é possível indicar que empresas terão ofertas de estágio. Deves ir acompanhando o Técnico Job Bank.

São apenas empresas na região de Lisboa?

Não, embora a oferta se possa concentrar mais na região de Lisboa, há ofertas noutras zonas do país.

Há estágios fora de Portugal?

Sim, poderão existir ofertas internacionais.

As empresas informam-me se eu não for selecionado?

Uma vez que essa resposta é dada pela empresa, dependerá das práticas de recursos humanos habituais, mas em princípio serás informado.

Até quando é a resposta das empresas aos estágios de verão?

Prevemos que as respostas sejam dadas durante o mês de junho e antes do mês de julho, contudo esse aspeto poderá variar consoante a empresa.

A empresa onde eu gostava de estagiar não tem nenhuma oferta no Técnico Job Bank. O que devo fazer?

Envia um e-mail à empresa e explica que o Técnico tem um programa de estágios de verão e que gostarias de fazer um estágio nessa empresa. Caso tenhas resposta da empresa, envia-nos um e-mail para o pe@tecnico.ulisboa.pt com o contacto da empresa e, posteriormente, formalizamos o estágio junto da empresa. Podes encontrar mais informações para enviar à empresa em:

Há ofertas para todas as áreas?

A divulgação dos Técnico Summer Internships não só é feita a todas as empresas registadas no Técnico Job Bank, como também é feita através dos núcleos de estudantes de vários cursos, de modo a obtermos um grande número de ofertas e em variedade. Este ano os núcleos de estudantes que estão a trabalhar ativamente nos Técnico Summer Internships são os seguintes: AeroTéc, Fórum Civil, Fórum Mecânica, N3E, NAEN, NEB, NEBM, NEEA, NEECIST, NEEGI, NEETI, NEMat, NEQ, NFIST, NUMIST e NEIIST. No Técnico Job Bank poderás aplicar filtros de pesquisa de modo a filtrar as ofertas para aquilo que te interessa mais, salientando que os estágios anagriados pelos núcleos de estudantes poderão ser encontrados no Job Bank sob a entidade ISTSI.

Como sei a que estágios posso candidatar-me/estou apto?

Para confirmares se estás apto a fazer o estágio, deves ler com atenção a informação disponibilizada pela empresa na oferta ou, caso a informação não seja clara, contactar a própria empresa.

3. Condições dos estágios

Estou coberto pelo seguro escolar?

Sim, desde que seja feito um contrato tripartido entre ti, a empresa e o IST, o seguro escolar será estendido para esta atividade.

Os estágios são remunerados?

Há estágios remunerados e estágios não remunerados. Geralmente esse aspeto é apresentado desde logo na oferta de estágio disponível no Técnico Job Bank.

As empresas asseguram alojamento?

Geralmente não, dependerá daquilo que for acordado com a empresa.

É obrigatório assinar um contrato de estágio?

Não é obrigatório, mas aconselhamos que o faças, pois ao regularizares o estágio com um contrato tripartido, ficas coberto pelo Seguro Escolar. O contrato de estágio serve ainda para definir a duração do estágio, a data de início e fim de estágio, o local e o horário, o pagamento do estágio, bem como será anexado ao contrato um plano de estágio com identificação do orientador e definição dos objetivos.

4. Período de estágio e pós-estágio

Quando decorrem os estágios?

Está previsto que os estágios decorram de 2 de julho a 14 de setembro de 2018. Contudo, este aspeto poderá variar consoante a empresa.

Qual é a duração dos estágios?

Os estágios têm geralmente a duração de 4 a 8 semanas. Contudo, este aspeto poderá variar consoante a empresa.

Vou receber um certificado?

Nem todas as empresas entregam certificados, mas poderás sempre incluir esta experiência no teu currículo e incluir o estágio no suplemento ao diploma.

Posso incluir os estágios no suplemento ao diploma?

Sim, basta indicares na secretaria quando solicitares o diploma que pretendes acrescentar a realização do estágio.

Se a tua dúvida não está esclarecida aqui, envia-nos um e-mail para pe@tecnico.ulisboa.pt