Instituto Superior Técnico

Área de Transferência de Tecnologia do IST

Fundo ISTART I

Bem-vindo ao fundo de capital de risco ISTART I (2012).

A criação do fundo ISTART I foi promovida pelo IST com o objetivo de potenciar os empreendedores do IST e de outras instituições universitárias. Dispõe atualmente de um capital de 3 milhões de euros para investir em novas empresas, na fase pré-seed.

O fundo é gerido (GP) pela Espírito Santo Ventures e tem atualmente como investidores (LPs) a Brisa, a Caixa Capital, a Novabase Capital, o Grupo Espírito Santo, o Taguspark e o IAPMEI.

O ISTART I realiza investimentos nas empresas através da participação no capital social, com um valor médio de €150K por empresa para a fase pré-seed, com o objetivo de permitir à equipa a criação de um protótipo e de um plano de negócios. A gestão do fundo é da exclusiva responsabilidade da Espírito Santo Ventures.

O IST apoia os promotores do IST que queiram convidar o fundo ISTART I a investir na sua empresa no sentido de apoiar a apresentação do projeto ao fundo. Os promotores poderão utilizar o template genérico elaborado pela TT@IST.

O IST incentiva especialmente as empresas que queiram explorar propriedade intelectual (i.e. patentes, programas de computador, etc.) do IST.

Informação sobre o portefólio do fundo ISTART I está disponível aqui.

NOTA: apesar de o fundo ISTART I estar particularmente vocacionado para os promotores do IST, o Técnico incentiva a que os mesmos analisem todas as opções que o mercado de financiamento providencia.