Instituto Superior Técnico

Área de Transferência de Tecnologia do IST

iLLP@Tecnico 2014

Innovation Lean LaunchPad Program

IST-LLP-02

Informação Importante

Data limite de inscrição: 17 de outubro de 2014

Sobre iLLP@Tecnico

O Innovation Lean LaunchPad (iLLP@Tecnico) é um programa de aceleração usando o modelo Lean LaunchPad. Este modelo integra os princípios da metodologia de “Customer Development” (Blank 2005), do movimento de “Lean Startup” (Ries 2011), e do “Business Model Canvas” (Osterwalder 2010), num ambiente de aprendizagem que mistura o ensino à distância com o presencial na forma “flipped classroom”. O programa iLLP@Tecnico visa levar tecnologias do laboratório e para o mercado, por meio de entrevistas com clientes, parceiros e concorrentes e de forma a encontrar o caos e a incerteza associados à criação de inovações com sucesso. Este programa inspira-se na iniciativa I-CORPS da “National Science Foundation” (NSF), em colaboração com o “National Collegiate Inventors and Innovators Alliance” (NCIIA) nos Estados Unidos. O modelo Lean Launchpad foi criado por Steve Blank, um multi-empreendedor e “Consulting Associate Professor” da Universidade de Stanford, que está a ser usado em diversas universidades do mundo para introduzir o conceito de “Lean Startup” para o lançamento de novas empresas , produtos ou serviços.

O programa iLLP@Tecnico oferece às equipas selecionadas a oportunidade de participar de uma versão dedicada do modelo Lean LaunchPad em colaboração com a i-deals, uma empresa do Grupo Everis especializada na valorização e comercialização de inovações tecnológicas. A participação da i-deals neste programa foi possível graças ao generoso apoio da Fundação Everis.

O programa visa ajudar as equipas a:

  • Avaliar os riscos (regulamentares, financeiros ou outros)
  • Recolher dados essenciais para encontrar clientes e interagir com eles
  • Definir e validar a proposta de valor
  • Identificar necessidades e veículos de financiamento
  • Colocar as equipas em contacto com potenciais investidores

Este programa de 10 semanas não é sobre como escrever um plano de negócios ou fazer investigação em biblioteca. As equipas terão falar com os potenciais clientes e parceiros para construir um modelo de negócio sustentável e escalável. O processo de desenvolvimento de clientes vai exigir que os participantes saiam do laboratório e validem a necessidade de seu novo produto ou serviço junto destes. As equipas trabalharão nas diferentes componentes de seus modelos de negócio e partilharão as descobertas numa reunião semanal com os instrutores, mentores e as restantes equipas.

Bolsas de Continuação

Após a conclusão bem sucedida do programa iLLP@Tecnico, as equipas podem candidatar-se a uma bolsa de €10.000, para prosseguir o desenvolvimento do projeto e para contribuir para o processo de transferência de tecnologia do laboratório para o mercado. Apenas um número limitado de bolsas estarão disponíveis e os critérios de seleção serão os resultados obtidos pelas equipas no final do programa, em termos do nível de potencial de investimento do projeto.

Candidaturas

Podem-se inscrever para participar do programa iLLP@Tecnico equipas compostas por professores, investigadores, bolseiros pós-docs ou estudantes de doutoramento que tenham desenvolvido uma tecnologia e desejam explorar o seu potencial comercial. Cada equipa pode ter de 2 a 4 membros e é normalmente composta por um ou dois principais investigadores e 1-3 estudantes de doutoramento e investigadores juniores. O processo de inscrição decorre até 17 de outubro de 2014 e consiste no preenchimento do seguinte formulário:

Processo de Seleção

Para ser eficaz, a metodologia de Lean LaunchPad requer um grupo de 4 a 6 equipas com tecnologias ou mercado potencial similar. Por esta razão, o processo de seleção deve levar em consideração não apenas o mérito da equipe e da tecnologia proposta, mas também na composição final do grupo. O processo de selecção será conduzida por um comité consultivo com quatro membros:

  • O Presidente do IST
  • Um representante da administração do IST
  • Um representante do Conselho Científico do IST
  • Um representante da Fundação Everis / I-deals

O comité consultivo também será responsável pela atribuição das bolsas de continuação.

Datas

  • Prazo de inscrição: 17 de outubro de 2014
  • Anúncio das equipas selecionadas: 12 de dezembro de 2014
  • Apresentação e Logística: semana 15 de dezembro, 2014
  • Reuniões semanais: de 5 de janeiro até 6 de março de 2014
  • Apresentações finais: semana de 16 de março de 2014

Referências

Blank 2005: “The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win”, Steve Blank, K&S Ranch Press, 2005.

Ries 2011: “The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses”, Eric Ries, Crown Business Publishing, 2011.

Osterwalder 2010: “Business Model Generation”, A. Osterwalder, Yves Pigneur, Alan Smith, Wiley, 2010.

Blank&Dorf 2012: “The Startup Owner’s Manual”, Steve Blank and Bob Dorf, K & S Ranch Press, 2012.

Blank 2013: Why the Lean Start-Up Changes Everything, Harvard Business Review, May 2013