Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Ideias Inovadoras – TecInnov

As Instituições de Ensino Superior têm um crescente e determinante papel na economia do conhecimento e na preparação de recursos humanos capazes de enfrentar os desafios da competitividade à escala mundial. O Técnico tem vindo a desenvolver uma estratégia de promoção da criação de valor junto de toda a sua comunidade académica, apostando na inovação e empreendedorismo enquanto catalisadores da transferência de tecnologia e potenciando a valorização económica da reconhecida qualidade da investigação e da formação que oferece.

Os alunos, investigadores e docentes serão os principais intervenientes num processo gerador de riqueza, na medida em que o conhecimento e as competências adquiridas ao longo do seu percurso no Técnico são uma mais-valia, e por isso têm vindo a ocupar um espaço de destaque num mercado cada vez mais global e competitivo. Neste contexto, e tendo presente a importância de criar um enquadramento para a atribuição de incentivos à inovação, foi criado o presente regulamento para a concessão de apoios ao desenvolvimento de ideias inovadoras do Instituto Superior Técnico (TecInnov).

Destinatários

Podem candidatar-se aos apoios a que se refere o presente regulamento equipas constituídas maioritariamente por membros da comunidade académica do Técnico (estudantes, docentes e investigadores do Técnico).

Cada equipa candidata só poderá apresentar uma candidatura em cada concurso.

Critérios de Atribuição de apoios

Os projetos são avaliados genericamente de acordo com os seguintes critérios:

1. Competência e adequação da equipa
  2. Exequibilidade do projeto e grau de inovação
  3. Potencial económico e grau de robustez do modelo de negócio
  4. Estado de desenvolvimento da tecnologia e “time-to-market”
  5. Apoio financeiro solicitado e disponibilidade orçamental

Para mais informações: Beatriz Mendes (pe@tecnico.ulisboa.pt)