Direção de Transferência de Tecnologia do IST (TT)

Prémio PSE – Professor Pedro Castro para a área de Process Systems Engineering, powered by GALP

A GALP atribui anualmente um prémio de mérito académico  ao melhor estudante do Mestrado em Engenharia Química do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico.

 

Destinatários e condições de candidatura

  1. 1. Os candidatos ao Prémio PSE – Professor Pedro Castro para a área de Process Systems Engineering, powered by GALP serão todos os estudantes do curso de MEQ que tenham concluído as três unidades curriculares obrigatórias das seguintes: Projeto de Engenharia Química, Otimização de Processos, Otimização de Processos Lineares, Gestão pela Qualidade Total e Excelência Operacional e Síntese e Integração de Processos,  e que tenham tido matrícula ativa nos anos letivos 2024/2025 ou 2025/2026.
  2. 2. Os alunos premiados não podem concorrer em edições futuras.
    3. A participação no presente concurso é livre e não afetará o percurso académico
    de qualquer um dos estudantes.
  3. 4. Anualmente o período de candidatura decorre entre 14 e 25 de setembro. Todos os estudantes do MEQ poderão submeter a sua candidatura.
    5. As candidaturas ao Prémio deverão ser formalizadas através da submissão de um formulário online publicado em edital anual, no sítio https://deq.tecnico.ulisboa.pt/noticias/premios-e-concursos.
    6. O formulário deve incluir a informação pessoal do candidato e as classificações obtidas nas cinco unidades curriculares referidas no ponto 1 do presente artigo, informações utilizadas em exclusivo para efeitos de atribuição do presente prémio.

Critérios de seleção

1. Após a receção das candidaturas, as mesmas serão analisadas pelos membros do júri, que decidirão sobre a atribuição do prémio.
2. O júri deverá confirmar que há classificação atribuída nas 5 unidades curriculares de Projeto de Engenharia Química (PEQ), Otimização de Processos (OP), Otimização de Sistemas Lineares (OSL), Gestão pela Qualidade Total e Excelência
Operacional (GQTEO) e Síntese e Integração de Processos (SIP).
3. Os candidatos serão seriados de acordo com a seguinte fórmula:
Nota de seriação= 0.2*Classificação de PEQ + 0.3*max(Classificação de OP, Classificação de OSL) + 0.3*Classificação de GQTEO + 0.2*Classificação de SIP
4. O Júri pode admitir que a classificação de PEQ seja considerada a média das classificações das Unidades Curriculares Projeto de Engenharia Química I e II, que constavam do anterior curriculum do MEQ.
5. Após a análise das candidaturas e das respetivas notas de seriação, o júri atribuirá o prémio ao melhor classificado e deverá ser elaborada uma ata com os resultados.
6. Em caso de empate no valor do primeiro lugar na seriação, o júri deve atribuir o prémio em ex aequo com a divisão do valor a atribuir. No caso de mais de dois alunos empatados, o prémio é atribuído aos dois alunos com melhor classificação na UC de Síntese e Integração de Processos (SIP).
7. Outras situações de empate serão analisadas pelo júri tendo em atenção o percurso geral dos candidatos e uma eventual entrevista aos mesmos.
8. A decisão do júri não é passível de recurso.

Valor do Prémio

  • Prémio monetário, a entregar ao(s) estudante(s) premiado(s) será de €2.750,00 (dois mil setecentos e cinquenta euros).
    Em caso de empate, o valor do prémio será dividido pelo número de estudantes empatados no primeiro lugar da seriação.
  • Doação para a melhoria da qualidade de ensino, no valor de 1.830,00 (mil oitocentos e trinta euros).

Júri

1. O Júri do Prémio será composto por mais do que um docente do Instituto Superior Técnico, de modo que estes disponham da maioria dos votos, até um máximo de 9 membros no total.
2. Nesta edição, o Júri será composto por:
− Presidente do Departamento de Engenharia Química;
− Coordenador do Mestrado em Engenharia Química;
− Responsáveis das UCs mencionadas no artigo nº. 2 ou um representante nomeado por si;
− 1 ou 2 Representantes da GALP, a designar pela empresa.

(Consultar regulamento do respetivo ano letivo para mais informações)

Documentos

Vencedores Prémio de Mérito PSE – Professor Pedro Castro para a área de Process Systems Engineering, powered by GALP

Edição Estudante Vencedor Valor do Prémio
2026 Aguarda estudante Vencedor 2.750,00€

Notícias

 

TT@Técnico
Núcleo de Parcerias Empresariais (NPE)
pe@tecnico.ulisboa.pt

close navigation
close Search