Instituto Superior Técnico

Área de Transferência de Tecnologia do IST

Indicadores

Indicadores da Área de Transferência de Tecnologia

2011 2012
Nº de funcionários (equiv. tempo integral) 4 4,5
Gastos anuais totais (milhares de euros) 180 157
Gastos anuais com pessoal (milhares de euros) 95

Indicadores de Propriedade Intelectual

Número de Comunicações de Invenção

O processo de proteção de uma invenção inicia-se com a comunicação da mesma ao Núcleo de Propriedade Intelectual do IST. Esta comunicação deverá ser efetuada em formulário próprio sempre que o inventor do IST identifique valor económico na sua invenção.

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006
Comunicações de Invenção 3 5 4 9 16 21 35
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Comunicações de Invenção 44 60 42 17 25 21 28
2014  2015  2016
Comunicações de Invenção  21 24  20

Número de Pedidos de Protecção de Invenções

Depois de recebido uma comunicação de invenção, o IST decide se deve ou não solicitar a sua protecção dos respectivos direitos junto do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Conforme a invenção, o pedido pode ser feito para que a proteção assuma a forma de uma patente ou de um modelo de utilidade. No primeiro caso o pedido pode ser feito logo na forma definitiva ou na forma de pedido provisório, havendo neste caso o período de um ano para a conversão na forma definitiva. A tabela que se segue descrimina os tipos de pedidos efectuados em cada ano:

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006
Pedidos de Patente 3 4 4 9 16 19 35
Pedidos de Modelo de Utilidade 0 1 0 0 0 0 0
Pedidos Provisórios de Patente 0 0 0 0 0 0 0
Invenções transmitidas para IST 0 0 0 0 0 0 0
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Pedidos de Patente 43 56 24 10 13 14 13
Pedidos de Modelo de Utilidade 1 2 7 0 2 2 0
Pedidos Provisórios de Patente 0 2 11 2 3 3 3
Invenções transmitidas para IST 0 0 0 0 0 4 0
2014  2015 2016
Pedidos de Patente  11 11  13
Pedidos de Modelo de Utilidade  0 0  0
Pedidos Provisórios de Patente  1 4  2
Invenções transmitidas para IST  1 0  0

Número de Pedidos Concedidos

O pedido de proteção de uma invenção inicia um processo que pode demorar vários anos, e que termina com a sua concessão ou recusa. A tabela seguinte apresenta o número de concessões de pedidos efetuados pelo IST em cada ano. Apesar da data de concessão ser posterior a prioridade dos direitos são atribuídos a partir da data de submissão do pedido.

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006
Patentes 0 0 2 5 5 20 20
Modelos de utilidade 0 0 0 0 0 1 0
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Patentes 47 26 29 21 7 4  9
Modelos de utilidade 0 3 0 5 0 1 0
2014  2015  2016
Patentes  8 5  1
Modelos de utilidade  3 1  0

Número de Internacionalizações de Pedidos de Patentes

A submissão do pedido de protecção de uma invenção assegura uma proteção mundial por um período de 12 meses durante os quais se deverá iniciar o processo de extensão do pedido a outros países ou regiões. Este é um processo com variadas fases e que tem custos significativos com traduções, taxas e serviços jurídicos. Em cada país ou região o processo de concessão do pedido demora habitualmente diversos anos. A decisão de iniciar o processo de internacionalização de um pedido é tomado pelo IST em função da potencialidade da invenção. Na tabela que se segue apresenta-se o número de pedidos que iniciaram o seu processo de internacionalização em cada ano:

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006
Internacionalização de patentes 1 3 2 2 1 0 3
2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013
Internacionalização de patentes 3 4 1 2 4 4 7
2014 2015  2016
Internacionalização de patentes  10 7  6

Número de Invenções Nacionais Ativas

2010 2011 2012 2013 2014 2015
Número de invenções ativas 216 221 234 246  255 265
2016
Número de invenções ativas 271

Indicadores de Qualidade de Serviço do Núcleo de Propriedade Intelectual

O Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI) gere a propriedade intelectual do IST e intermedeia as comunicações entre os inventores e os organismos oficiais (INPI, EPO, WPO) e os agentes oficiais de propriedade industrial (AOPI). Na tabela seguinte indicam-se alguns indicadores dos serviços prestados pelo núcleo:

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Pedidos de protecção definitiva elaborados 26 15 13 13 12  11 11
Número total de erros formais 119 20 18 15 6  3 0
Média de erros formais por pedido 4,58 1,33 1,38 1,15 0,50  0,27 0,00
Número total de notificações em fase formal 7 3 3  2 0
Média de notificações em fase formal por pedido 0,54 0,23 0,25  0,18 0,00

Indicadores de Parcerias Empresariais

Visitas de Empresas ao IST é frequentemente visitado por empresas que pretendem contactar com os alunos, docentes ou investigadores. A tabela que se segue apresenta o número de visitas em que o Núcleo de Parcerias Empresariais esteve envolvido. Os dados anteriores a 2009 correspondem a dados do gabinete de comunicação que anteriormente tratava da organização destas visitas.

2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Nº. de visitas 19 20 11 89 137 208  210 270 580
Duração total das visitas (horas) 345 584 850  880 2385

Ofertas de Emprego Colocadas no Job Bank

O IST dispõe de um sistema de informação que facilita a ligação entre alunos e empregadores. A tabela apresenta o número de ofertas de emprego dirigidas aos alunos do IST que foram colocadas nesta plataforma em cada ano:

2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Ofertas de emprego 764 977 1734 1040 614  972 1577 1177
Vagas em aberto 2262 2924 4675 4047

Comunidade IST SPIN-OFF

Em Novembro de 2009 deu-se início à Comunidade IST SPIN-OFF com o propósito de fomentar um relacionamento mais activo entre empresas cujas origens estejam ligadas à Escola, bem como uma ligação mais próxima destas ao IST. A tabela apresenta o número de empresas que se juntaram à comunidade em cada ano. A lista das empresas pode ser consultada na página da Comunidade IST SPIN-OFF.

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Nº. de empresas que se juntaram à comunidade no ano 31 3 3 4 3  3 3
N.º de novas empresas estabelecidas no ano 2 1 2 1 2 2 0
Nº. de empresas ativas no final do ano 31 34 36 40 43 46 49

Informação sujeita a atualização