Vodafone entrega Prémio de Mérito em Redes Móveis e Internet das Coisas a estudantes do Técnico

Jéssica Consciência e Tiago Leite venceram o prémio Vodafone com o projeto para combater o desperdício alimentar.

No passado dia 22 de junho, quinta-feira, a Vodafone, empresa da Rede de Parceiros do Técnico, distinguiu, de entre três projetos, o trabalho Antiwaste desenvolvido por Jéssica Consciência e Tiago Leite, ambos estudantes da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico

O projeto Antiwaste tem como objetivo combater o desperdício alimentar. Para tal, foi idealizada uma prova de conceito que junta uma câmara fotográfica, um ecrã que seria colocado na porta do frigorífico e uma aplicação. Sempre que o frigorífico é aberto, para colocar ou retirar um alimento, uma imagem é processada e comunicada à aplicação que regista numa lista todos os alimentos disponíveis no frigorífico e respetivas datas de validade. A aplicação, posteriormente, avisará o utilizador quando um produto se aproxima do fim do seu prazo de validade e sugere receitas para utilização do alimento, contribuindo desta forma para a redução de desperdício de alimentos.