Dia da Graduação: A “ousadia de sonhar mais alto” e ser graduado pelo Técnico

A escadaria da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa foi antecâmara e palco da cerimónia de graduação dos finalistas dos cursos de mestrado e doutoramento de 2022.

O relógio marcava as 10h05, do dia 15 de julho, quando o deslizar das portas da Aula Magna da Universidade de Lisboa (ULisboa) assinalou o início da cerimónia de graduação dos estudantes do Instituto Superior Técnico que concluíram os mestrados e doutoramentos no ano letivo 2021/2022.

Degrau a degrau, um a um, cerca de 150  finalistas foram descendo para receberem os seus diplomas das mãos do Presidente da Escola, Rogério Colaço. Marcava-se “o fim de um capítulo que paradoxalmente parece ter começado ainda ontem e ao mesmo tempo ter durado uma vida”, nas palavras de Francisco Trindade Santos, a quem coube discursar em nome dos recém mestres. Para trás, ficaram os degraus da escadaria da Alves Redol (que dá acesso ao campus Alameda) subidos por todos, tantas vezes, até este dia, que também recordou – “numa jornada que até ao diploma que é tudo menos trivial”.