Técnico Alumni Mentoring Program: encontro entre estudantes e alumni marca arranque da 5.ª edição

O programa de mentoria contou com mais de 230 estudantes inscritos e 150 mentores alumni do Técnico.

O Grande Auditório do Centro de Congressos, no Pavilhão de Civil do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, acolheu, no passado dia 24 de outubro,  o lançamento da edição 2023/2024 do Técnico Alumni Mentoring Program. Entre mentores e mentorados, foram mais de 80 pessoas que deram início à 5.ª edição do programa de mentoria, num evento que serviu de primeiro contacto e convívio entre os participantes. Este programa de mentoria tem a duração de um ano letivo e permite aos estudantes do Técnico serem aconselhados por um alumni do Técnico e obterem orientação a nível de percurso académico e apoio sobre as escolhas, caminhos e desafios de cada profissão.

Miguel Allen, mentor que participou nas 3.ª e 4.ª edições do programa, realçou no evento a importância da existência do programa, descrevendo-o como “uma oportunidade única para conversar com pessoas que conhecem o mercado de trabalho e que já passaram pela experiência que os estudantes estão atualmente a vivenciar”. Destacou ainda que teve vários tipos de estudantes como mentorandos: “Alguns alunos precisam de um empurrão, mas também acho importante que o mentor seja proativo e chame a atenção para a importância desta oportunidade na tomada de decisões futuras”. Da mesma forma, Miguel Lopes, mentorado da 4.ª edição do programa, concordou com as ideias apresentadas por Miguel Allen: “A minha mentora foi sempre muito presente, proativa e interessada, por isso decidi inscrever-me novamente este ano, pois gostei muito da experiência”. Salientou ainda a importância dos estudantes estabelecerem objetivos para a mentoria e fazer perguntas estruturadas aos mentores, de forma a tirar o máximo partido do seu conhecimento.