Duas estudantes do Técnico reconhecidas pela TagEnergy

Maria Alves Pedrosa, estudante de Mestrado em Engenharia Mecânica, e Vanessa Yevdokymenko Filipe, estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia, foram as grandes vencedoras das bolsas TagEnergy Women in Energy MSc.

Foi no passado dia 27 de novembro que a TagEnergy, empresa do setor energético com foco em energia limpa e na transição energética, premiou duas estudantes do Técnico com duas bolsas TagEnergy Women in Energy MSc.

A cerimónia iniciou com Rogério Colaço a realçar a importância de bolsas como a TagEnergy Women in Energy MSc na promoção de uma maior igualdade de género.

Franck Woitiez, CEO da TagEnergy começou por agradecer ao Técnico, a toda a equipa que permitiu dar vida à iniciativa e dar os parabéns às vencedoras. Franck Woitiez referiu ainda a importância destas bolsas na promoção do esforço e trabalho das estudantes: “Acredito numa sociedade que dá os mesmo direitos, sucessos e legitimidade a homens e mulheres. Não é fácil, pois a engenharia e o sector energético empregam maioritariamente homens mas na TagEnergy não achamos que é impossível. Por outro lado, é crucial que exista uma maior igualdade de género. Esta é uma oportunidade de apoiar mulheres, de apoiar talento e de vos ajudar a mudar o mundo”.

Seguiu-se a entrega dos dois diplomas às vencedoras Maria Alves Pedrosa, estudante de Mestrado em Engenharia Mecânica e Vanessa Yevdokymenko Filipe, estudante de Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia. A bolsa de estudo atribuída às duas estudantes terá um valor total de 6 mil euros. O apoio será dividido entre o apoio ao pagamento da propina até mil euros e o remanescente dividido em 10 mensalidades.

Maria Pedrosa agradeceu o reconhecimento: “Gostava de agradecer à TagEnergy e ao Técnico por esta oportunidade. É uma honra ter sido selecionada para esta bolsa, tal como a minha colega. Gostava de salientar que esta é uma iniciativa muito importante na promoção do papel das mulheres e das jovens engenheiras para um futuro mais equilibrado. Esta bolsa vai ser bastante importante para o meu mestrado, vou poder dedicar-me à minha tese bastante focada em energias limpas e investir mais na minha educação”, afirmou.

Vanessa Filipe começou por agradecer aos presentes pelo reconhecimento do seu esforço e trabalho. “Estou muito grata por esta bolsa. Esta é uma iniciativa de extrema importância, como foi referido anteriormente. Lutar contra a desigualdade de género é extremamente importante. A transição energética é um desafio importante e a sensibilização da sociedade é importante para conseguirmos chegar a todos os agentes ativos no que toca à nossa pegada carbónica. Acredito que conseguirei contribuir como profissional para esta missão”, constatou. A estudante referiu ainda que o valor da bolsa permitirá também que possa investir na sua educação e em mais formação na área.

Fotogaleria.