Direção de Transferência de Tecnologia do IST (TT)

Prémios Start to Spark

Start to Spark é um programa prático de inovação, desenvolvido no âmbito do Projeto Integrador de 1.º ciclo (PIC1) , onde estudantes universitários transformam ideias em fase inicial em soluções reais e com impacto. Ao longo do programa, os estudantes aprendem a identificar problemas relevantes, a colaborar em equipas multidisciplinares e a construir algo concreto, seja na área da saúde, da tecnologia ou em qualquer outro domínio que os motive. As equipas têm liberdade para desenvolver a sua ideia utilizando hardware, Inteligência Artificial, ferramentas digitais ou protótipos conceptuais.

Os Prémios Start to Spark – Edição 2025/2026

Para além da componente académica, englobados no concurso de Prémios de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Superior Técnico (I&E@Técnico), os Prémios Start to Spark contam com o apoio da Fundação Santander e visam incentivar, reconhecer e divulgar os projetos de inovação e empreendedorismo concebidos pelas equipas.

Demo Day – 1 de junho 2026

O culminar do programa e a entrega dos prémios acontecerá no Demo Day, no dia 1 de junho de 2026, presencialmente no Técnico Innovation Center (TIC). Durante este evento, as equipas farão a apresentação final (pitch) dos seus projetos, seguida da sessão pública de anúncio e atribuição dos prémios.

Prémios:

Na edição de 2025/2026, com o apoio da Fundação Santander, serão atribuídos os seguintes prémios:

  • Prémio Start to Spark – Edição 2025/2026: 2.500 €.

  • Menções Honrosas Start to Spark – Edição 2025/2026: 2 prémios de 1.500 € cada

Público-alvo:

    • São candidatos aos Prémios todos os estudantes do Instituto Superior Técnico inscritos no ano letivo 2025/2026 na unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º ciclo (PIC1) que tenham optado por realizar o programa Start to Spark.

    • A elegibilidade para os prémios está dependente da inscrição obrigatória de todos os elementos da equipa no Demo Day através da plataforma Santander Open Academy (formulário a disponibilizar a 1 de maio 2026).

Candidaturas:

Candidaturas de 1 a 31 Maio 2026 através da Plataforma Santander Open Academy: aqui.

As candidaturas aos Prémios Start to Spark decorrem de 1 a 31 de maio de 2026 em formulário a disponibilizar na data de abertura.

  • Os candidatos efetuam a sua candidatura aos Prémios na plataforma Santander Open Academy, no formulário dedicado.

  • Só serão consideradas candidaturas de equipas em que todos os elementos se tenham inscrito no formulário de candidatura, com identificação da equipa/projeto.

  • A candidatura implica a aceitação total do edital e do Regulamento do Concurso de Prémios de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Superior Técnico.

  • Todos os interessados podem endereçar pedidos de esclarecimento sobre o presente concurso para: tt@tecnico.ulisboa.pt.

Atribuição de Prémios:

Os prémios serão atribuídos tendo por base a avaliação do pitch final apresentado no Demo Day.

O júri avaliará cada projeto com base no pitch de 5 minutos e na forma como a equipa responde às questões colocadas durante os 10 minutos de Q&A, sendo considerados os seguintes critérios, tendo todos um peso de 20%:

  • Relevância do Problema: O problema em questão está claramente definido e é significante? O problema responde a uma necessidade real e relevante?
  • Oportunidade de Mercado e Timing: Existe um mercado considerável e acessível? A equipe demonstra consciência do momento certo para entrar no mercado?
  • Modelo de Negócios: Existe um caminho claro e viável para a criação de valor? Quão convincente é o modelo de receita ou impacto?
  • Equipa: A equipa possui a combinação certa de habilidades, motivação e comprometimento para levar a ideia adiante? Eles validaram a ideia (protótipo, testes, feedback)?
  • Apresentação e Clareza do Pitch: A apresentação foi clara, envolvente e bem estruturada? A equipa comunicou sua ideia de forma eficaz?

Júri:

A avaliação será conduzida por um painel constituído por elementos do Instituto Superior Técnico e por parceiros do ecossistema de inovação. O júri será composto por:

  • Vice-Presidente para o Empreendedorismo e Inovação do Instituto Superior Técnico, ou um representante do Conselho de Gestão do Instituto Superior Técnico por ele nomeado.

  • Um representante da Casa do Impacto.

  • Um representante da Fundação Santander.

  • Um representante da Unicorn Factory.

  • Um convidado externo com um percurso de destaque na área da inovação e empreendedorismo.

Prazos e Datas:

  • Período de inscrições para os Prémios/Demo day: 1 a 31 maio de 2026 | Inscrições aqui.

  • Demo Day presencial e data da sessão pública de atribuição e anúncio dos Prémios: 1 de junho de 2026.

  • Com exceção do que estiver explicitamente assinalado, os prazos contam-se até às 23h59 do respetivo dia mencionado.

Documentação

Direcção de Transferência de Tecnologia do Instituto Superior Técnico
Informações adicionais envia-nos um email para: tt@tecnico.ulisboa.pt

close navigation
close Search