Projetos Capstone – comunidade do Técnico reflete sobre modelo de avaliação baseado em desafios reais

Ao invés dos sofás que habitualmente pontuam essa zona, a entrada do Técnico Innovation Center powered by Fidelidade estava, a 24 de fevereiro, ocupada com dezenas de cadeiras – lugares para quem viria a assistir à 9.ª edição do Programa Contigo+, desta vez sob o mote “Projetos Capstone: aprendizagem entre a academia e a sociedade”. Estudantes, representantes de empresas (KPMG e Jerónimo Martins) e professores envolvidos em dois projetos-piloto decorridos no ano letivo de 2023/24 juntaram-se numa mesa redonda e, em conjunto com os membros da comunidade escolar na audiência, refletiram sobre esta nova modalidade de avaliação centrada na resolução de problemas concretos, no seio da atividade empresarial.

Os projetos Capstone constituem uma das inovações introduzidas no Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas do Instituto Superior Técnico, distinguindo-se da modalidade de ‘Projeto Integrador de Ciclo (PIC)20.8KB + Dissertação’ por envolverem problemas reais e complexos cuja solução requer a constituição de equipas de três a cinco estudantes com formação distinta, tipicamente oriundos de diferentes cursos. Estes projetos podem ser de inspiração empresarial, ser propostos por utilizadores finais (como instituições públicas, organizações não governamentais ou unidades de investigação) ou resultar de ações empreendedoras dos próprios estudantes ou com historial no Técnico, de que são exemplo os Núcleos de Estudantes.

Notícia completa aqui.

Categorias