TEKEVER apoia renovação de Laboratório de Engenharia Aeroespacial no Técnico e reforça investimento no talento nacional


A TEKEVER, líder europeia em sistemas autónomos, membro da Rede de Parceiros do Técnico, apoiou a reabilitação e modernização do novo Laboratório de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, um espaço agora renovado para potenciar o talento e a investigação em Portugal. Esta renovação faz parte de um protocolo firmado entre a empresa e esta instituição de ensino superior, que se estenderá, pelo menos, até 2027.

Com 200 metros quadrados totalmente equipados, o laboratório destina-se a aulas práticas, projetos de investigação, iniciativas estudantis e atividades de extensão universitária, aproximando a academia e a indústria e acelerando a criação de soluções com impacto no mundo real.

“O novo espaço representa a aposta do Técnico em melhor as condições de ensino em todos os ciclos de estudo, mas também de em promover a investigação, a inovação e a ligação ao tecido empresarial, aqui materializada com este importante apoio da TEKEVER”, defende Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico.

“Este laboratório expressa a convicção da TEKEVER de que a universidades e as empresas devem estar próximas para que haja uma maior compreensão e uma aprendizagem conjunta. O nosso papel é contribuir para que as mentes mais brilhantes deste país tenham as condições ideais para que possam experimentar, criar e transformar”, sublinhou Ricardo Mendes, CEO da TEKEVER, alumni e antigo docente do Técnico. “A ligação à academia faz parte da nossa identidade: voltamos como parceiros para ajudar a formar as próximas gerações de engenheiros e inovadores. Mais do que uma colaboração pontual, este protocolo simboliza uma visão partilhada entre a TEKEVER e o Técnico: ciência, engenharia e espírito empreendedor lado a lado, para enfrentarmos os maiores desafios do nosso tempo.”

Fernando Lau, docente do Técnico, que destacou a diversidade de áreas especializadas incluídas no laboratório, afirmou:

“O objetivo é promover um ambiente colaborativo e potenciar a componente prática da formação”,, destacando a diversidade de áreas especializadas incluídas no laboratório. Este espaço abre também portas à investigação em diferentes níveis, do mestrado ao pós-doutoramento: “Trata-se de um recurso essencial para a formação em Engenharia Aeroespacial do Técnico e que dinamiza igualmente as atividades extracurriculares dos Núcleos de estudantes”, sublinha o docente.

A cerimónia de inauguração decorreu no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, com a presença do presidente da instituição, Professor Rogério Colaço, e de representantes da academia e da indústria, incluindo alumni que hoje integram a TEKEVER.

Além da renovação do laboratório, esta parceria incluiu ainda a criação de um Prémio de Mérito, a participação em eventos académicos, desafios de inovação aplicados ao mundo real e o apoio à integração de estudantes em projetos com tecnologias desenvolvidas pela TEKEVER, desde sistemas aéreos não tripulados a missões espaciais.

Categorias