Prémio de Mérito McKinsey volta a distinguir a excelência dos estudantes do Técnico
Ana Beatriz Andrade, estudante da licenciatura em Engenharia Aeroespacial, foi distinguida pelo seu percurso de excelência na Unidade Curricular (UC) Matemática Computacional, com o Prémio de Mérito McKinsey 2024/2025.
A cerimónia de distinção decorreu no dia 24 de setembro, às 16h30, no Centro de Congressos do campus da Alameda. A vencedora, Ana Beatriz Andrade, que recebeu um montante de 1600 euros, destacou “a exigência e a relevância da UC”, sublinhando que “este prémio constituiu uma motivação adicional para alcançar os melhores resultados possíveis. Recebê-lo agora é também um incentivo para continuar a trabalhar e crescer no futuro”.
Foram, igualmente, distinguidos com menções honrosas os estudantes Apolo Gomes e Laura Guerreiro, da licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, e Miguel Martins, da licenciatura em Engenharia de Materiais, que receberam diplomas de reconhecimento pelo seu desempenho em Matemática Computacional.
Diogo Amorim Santiago, Junior Engagement Manager na McKinsey, começou por congratular o esforço dos quatro estudantes distinguidos, reconhecendo, como antigo estudante do Técnico, a complexidade desta UC. Além disso, reforçou o papel da parceria entre o Técnico e a consultora: “O Técnico tem sido uma fonte de talento enorme para a McKinsey. Todas as minhas equipas têm sido constituídas quase exclusivamente por antigos alunos do Técnico, o que mostra a qualidade da formação e a sua relevância para o mercado”.
Para Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, estas distinções representam um duplo reconhecimento: “Nestes prémios valorizamos não só o talento e dedicação dos estudantes, mas também o trabalho dos docentes e do departamento”. Ainda salientou que disciplinas transversais como Matemática Computacional marcam de forma decisiva a formação dos alunos, consolidando a capacidade de resolução de problemas de forma sistemática, e constituem um verdadeiro “cartão de visita” do Técnico.
Além da atribuição do prémio à estudante vencedora, a McKinsey entregou um donativo de 1070 euros ao Departamento de Matemática do Técnico, com vista à melhoria da qualidade de ensino na UC Matemática Computacional. Em representação do departamento, Carlos Caleiro agradeceu o contributo da empresa na valorização de UCs de formação base em engenharia e enalteceu o trabalho de todos os seus colegas envolvidos na UC Matemática Computacional.
A McKinsey integra a Rede de Parceiros do Técnico com a missão de reconhecer o talento dos estudantes e a relevância da formação ministrada e de reforçar a ligação da Escola ao tecido empresarial.