E.Awards premeia projeto de estudantes do Técnico que pretende usar a biotecnologia para evitar desperdício de comida

Evento contou com apresentações de seis projetos finalistas. Da inteligência artificial ao serviço do ensino até à sustentabilidade, os projetos de inovação de estudantes do Técnico voltaram ao Técnico Innovation Center powered by Fidelidade.

A inovação e o empreendedorismo dos estudantes do Instituto Superior Técnico conheceram um novo capítulo no final da tarde de 3 de julho, com a realização da sessão final da 7.ª edição do Prémio E.Awards@Tecnico. Seis equipas de estudantes da Escola colocaram os seus projetos à prova do júri, defendendo-os em apresentações de três minutos, com mais cinco de perguntas e repostas. A vitória do prémio apoiado pela Santander Portugal sorriu ao projeto Chroma Food, de Isabela Campos e Laura Silva, estudantes da licenciatura em Engenharia Biológica.

A ideia passa pelo uso da biotecnologia e engenharia para preservar e evitar o desperdício de comida: um recipiente para armazenamento de alimentos que recorre à nanotecnologia. A celulose nanofibrilada (CNF) na matriz polimérica, combinada com um composto de microencapsulação, permite incorporar um indicador que muda de cor durante a degradação dos alimentos.

Notícia completa aqui.