Lab2Market@Técnico
O Lab2Market@Técnico é um programa de aceleração de inovação organizado pelo Técnico em colaboração com a NTT Data e a i-Deals tendo por objetivo encontrar a melhor forma de valorizar tecnologias desenvolvidas no Técnico e que podem gerar valor e resolver problemas da sociedade.
O programa culmina com uma apresentação final e atribuição do prémio António Brandão de Vasconcelos, no valor de 3.500 euros para o melhor projeto.
Objectivo:
As equipas seleccionadas irão receber 250 horas de consultadoria e formação dada por consultores especializados e durante 9 semanas vão adquirir competências e aprender a construir um modelo de negócio*(1) que lhes permita, numa linguagem acessível a todos, mostrar todo o potencial da sua tecnologia a empresas e possíveis clientes*(2), além de explorarem possíveis mercados e diferentes abordagens para aplicação da tecnologia que estão a desenvolver.
*(1) – As primeiras 4 semanas do programa são focadas no modelo de negócio e como deves trabalhar o teu pitch.
*(2) – As últimas 5 semanas são focadas na aproximação ao mercado e contacto com empresas e possíveis clientes.
Quem se pode candidatar:
Professores, investigadores, estudantes de doutoramento e mestrado do Instituto Superior Técnico que estejam a desenvolver tecnologias/ projectos inovadores.
Ao candidatar-se, cada equida deve:
- Dominar uma tecnologia inovadora em qualquer área;
- Ter vontade de inovar e levar a tecnologia mais além;
- Ter no mínimo 2 elementos.
Candidatura e datas – Edição 2024:
FAQs
O que é o Lab2Market?
É um programa de aceleração de inovação que tem o objetivo de apoiar e capacitar investigadores, professores, estudantes de doutoramento e mestrado do Instituto Superior Técnico sobre a melhor forma de valorizar a tecnologia que estão a desenvolver e contactar o mercado.
Quando decorre o programa?
O Lab2Market decorre de Março a Maio de 2023.
O programa arranca com um workshop que decorrerá no dia 8 de Março e terminará com um evento final no dia 31 de Maio, a realizar-se no Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico.
Quem pode participar?
Professores, investigadores, estudantes de doutoramento e mestrado do Instituto Superior Técnico que estejam a desenvolver uma tecnologia que possa ser aplicada no mercado.
O que ganho em participar?
Competências e preparação para contactar empresas;
Ao construires um modelo de negócio da tecnologia estarás mais preparado para competir por fundos competitivos como Horizon 2030 bem como para participar em outros programas de aceleração;
Chegar à conclusão de que não há viabilidade de mercado para a tecnologia.
Tenho que pagar para participar?
Não. A participação é gratuita.
Como me posso candidatar?
Basta preencher o formulário de candidatura disponivel para cada edição.
Posso participar sozinho?
Não. Para participares, tens que ter uma equipa de 2 a 5 pessoas. Uma equipa partilha ideias, apoia-se nas tarefas e dá inputs necessários para que consigas tirar o melhor proveito possivel do programa.
Como funciona a selecção das equipas?
As candidaturas serão analisadas por um painel de avaliação, composto por elementos do Técnico e por mentores da I-deals.
Como serão avaliadas as Candidaturas?
O ainel de avaliação avaliará a equipa, o grau de inovação da tecnologia, que problema resolve e em que pode ser aplicada, o mercado e a tua motivação para participares no programa.
Edições anteriores:
Referências para apoio às equipas:
Blank 2005: “The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win”, Steve Blank, K&S Ranch Press, 2005.
Ries 2011: “The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses”, Eric Ries, Crown Business Publishing, 2011.
Osterwalder 2010: “Business Model Generation”, A. Osterwalder, Yves Pigneur, Alan Smith, Wiley, 2010.
Blank&Dorf 2012: “The Startup Owner’s Manual”, Steve Blank and Bob Dorf, K & S Ranch Press, 2012.
Blank 2013: Why the Lean Start-Up Changes Everything, Harvard Business Review, May 2013
Lab2Market Alumi
Mais informações: tt@tecnico.ulisboa.pt