8.ª edição do programa Lab2Market premeia projeto de investigadores do Técnico contra desperdício alimentar

Beneficiando de três meses de formação e apoio de consultoria no seio do programa Lab2Market, as cinco equipas finalistas da 8.ª edição desta iniciativa de aceleração da inovação subiram ao palco do Centro de Congressos do campus Alameda Instituto Superior Técnico, no dia 5 de junho, para apresentar os resultados do seu trabalho. Após uma avaliação do júri, a equipa FreshIST sagrou-se vencedora da 2.ª edição do Prémio António Brandão Vasconcelos. O seu projeto envolve um método de filtração de etileno, com vista a prevenir o amadurecimento precoce de frutas e legumes durante o seu transporte e armazenamento, combatendo o desperdício alimentar. A equipa é constituída por Lívia Dias, Laura Esteves e Ricardo Ferreira, investigadores do Técnico a desenvolver projetos no Centro de Química Estrutural (CQE).

Nas declarações com que deu início à cerimónia, Rogério Colaço, presidente do Técnico, agradeceu à NTT Data e à i-Deals, “dois parceiros de longa data”, e defendeu que o programa “visa adicionar valor às ideias que surgem no laboratório, no seio da atividade académica ou em conversas entre alunos do Técnico”. Referiu Eduardo, um aluno de 12.º ano que conhecera minutos antes do evento e que agora assistia na audiência, e invocou o Lab2Market como um atrativo para ingressar no Técnico, tratando-se de uma das muitas atividades que a Escola oferece aos seus estudantes para encorajá-los a desenvolver os projetos do seu interesse a par da sua vida académica. Relembrou ainda o lançamento do IST-SAT 1, o primeiro nanosatélite no formato CubeSat totalmente desenvolvido em Portugal (e feito por estudantes do Técnico), agendado para 9 de julho.

Prémio António Brandão Vasconcelos deve o seu nome ao criador do evento, alumnus do Técnico e fundador da NTT Data, empresa que, em colaboração com a i-Deals, ofereceu a formação de consultoria aos finalistas da edição deste ano do Lab2Market. Lívia Dias, investigadora do CQE e membro da equipa vencedora, agradeceu aos mentores do programa e professores que os ajudaram em todo o processo do projeto. “Este prémio não é para nós, é para toda a equipa”, sublinhou por cima do aplauso da plateia.