Cientistas do Técnico vão utilizar algas para criar filete de robalo em laboratório

Filetes de robalo impressos em 3D? Parece estranho não é?

Mas poderá vir a tornar-se uma realidade. Ou pelo menos é isso que 4 cientistas do Técnico querem descobrir.

O projecto Algae2Fish, composto por 4 investigadores do Instituto de Bioengenharia e Biociência(iBB), tem como objectivo produzir o primeiro filete de peixe in vitro completo através de impressão 3D. Desenvolvido à base de células estaminais de robalo e extratos de algas, pretende-se que o filete seja semelhante ao que tradicionalmente estamos habituados a comer.

Liderado pelo professor Frederico Ferreira, docente do Departamento de Bioengenharia (DBE), o projecto conquistou recentemente um das 21 bolsas do Good Food Institute, assegurando um financiamento de 215 mil euros.

Se já está curios@ em provar este filete ainda terás de esperar um pouco. O projecto arrancou em dezembro de 2021 mas só “daqui a 2 anos o protótipo de filete estará otimizado e poderá ser provado por um painel de pessoas”, como revela Diana Marques, aluna de mestrado em biotecnologia no Técnico e que integra a equipa de investigação do Algae2Fish.