Prémio de Mérito ‘Joy in Motion’ reconhece projetos de estudantes do Técnico na área da mobilidade

O projeto Safe Cross, desenhado pelos estudantes do Instituto Superior Técnico Afonso Certo, Ana Carolina Teixeira, Diogo Branco, Marco Lopes e Nuno Santos, foi o grande vencedor da 1.ª edição do Prémio de Mérito Joy in Motion, apoiado pela Critical Techworks, empresa do grupo BMW. O prémio reconhece o percurso e desempenho de um grupo de estudantes da unidade curricular de Redes Veiculares, dos cursos do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC).

Safe Cross debruçou-se sobre a dificuldade de mobilidade enfrentada por cidadãos com dificuldades visuais. A equipa desenvolveu uma aplicação que avisa o cidadão quando o sinal de trânsito numa passadeira se torna verde para o peão e apresentou ainda uns óculos-protótipo. Pela ideia, os estudantes receberam um prémio no valor de sete mil euros, numa cerimónia que decorreu na Sala de Reuniões do Pavilhão Central no campus Alameda, no passado dia 20 de maio.

“Durante os últimos anos, temos feito um esforço por promover estes prémios e por fomentar uma maior proximidade entre o Técnico e a sociedade, a economia e o tecido empresarial”, resumiu Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacando a importância de iniciativas como esta.

Jochen Kirschbaum, Chief Operating Officer da Critical Techworks, apresentou algumas inovações da BMW no que toca a melhorias no software na experiência do utilizador, especificamente na condução autónoma de veículos, e salientou a importância do valor do conhecimento para o progresso da tecnologia.

Para além do projeto vencedor, o júri, composto por Teresa Vazão (responsável pela Unidade Curricular)  e Luís Caldas de Oliveira, docentes do Técnico, e Raúl André, representante da Critical Techworks, avaliou apresentações de 10 minutos de outros três projetos finalistas.

O evento contou ainda com presença e intervenções de Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico, e José Santos-Victor, Presidente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores.