Saltar para o conteúdo

Técnico Summer Internships

O programa Técnico Summer Internships terá nova edição em 2022Aceda ao Técnico Job Bank aqui e faça a submissão da oferta de estágio da sua empresa.

O Técnico tem como um dos seus objetivos estratégicos a promoção da ligação dos seus estudantes ao setor empresarial. Consideramos que a formação académica deve ser complementada com uma experiência em contexto real de trabalho, ainda durante o processo de formação dos estudantes, proporcionando o desenvolvimento de um mais vasto leque de competências relevantes para a sua futura integração profissional.

Datas importantes:

  • Submissão de ofertas de estágio: até 15 de abril de 2022
  • Candidaturas dos alunos: 18 de abril a 14 de maio de 2022
  • Resultados das Candidaturas: até 31 de maio de 2022
  • Assinatura de Contratos: 1 a 30 de junho de 2022
  • Estágios de Verão: preferencialmente 11 de julho a 9 de setembro de 2022

Vantagens:

  • Possibilidade de ter um papel ativo na preparação da nova geração de talentos do Técnico.
  • Oportunidade perfeita para criar embaixadores junto dos alunos do Técnico.
  • Contacto direto com potenciais futuros colaboradores da área de engenharia, matemática e arquitetura do Técnico altamente qualificados e preparados tecnicamente.

O programa Técnico Summer Internships celebra 10 anos de existência em 2022, no seu atual modelo. Neste período mais de 1700 alunos realizaram um estágio de verão no âmbito deste programa, sendo que 80% o fizeram nos últimos 5 anos, denotando o seu crescimento. Em 2020 tivemos mais de 200 ofertas de estágios de verão e 2615 candidaturas a essas ofertas por parte de cerca de 516 dos nossos estudantes.

A iniciativa Técnico Summer Internships decorre entre julho e setembrosendo não só uma oportunidade para os nossos alunos terem uma primeira experiência profissional, mas também uma forma de proporcionar às empresas o contacto com uma nova geração de talentos.

  • Onde e como posso divulgar as ofertas de estágio de verão? As ofertas de estágio de Verão juntos dos alunos do Técnico deverá ser efetuar através da plataforma Técnico Job Bank (cuja duração, sugerimos, seja seja compreendida entre 11 de julho e 9 de setembro de 2022).
  • Qual a duração média do estágio de verão?  A experiência das empresas participantes nas edições anteriores tem mostrado que o envolvimento com os nossos estudantes durante as 4 a 8 semanas de duração dos estágios oferece benefícios imediatos para ambas as partes e tem servido de base para relações que se estendem para o futuro.
  • Quais as ofertas mais aliciantes para os alunos do Técnico? As propostas devem ser aliciantes e adequadas ao perfil dos nossos alunos, permitindo não só tornar esta experiência de estágio mais interativa e geradora de conhecimento, como também criar potenciais embaixadores da vossa empresa junto dos estudantes do Técnico.
  • Qual a bolsa de estágio? Não existe obrigatoriedade do estágio ser remunerado, mas aconselhamos pagamento de bolsa de estágio, bem como subsídio de alimentação e/ou transporte por forma a suportar os custos referentes ao estágio pelo aluno. Para além disso, pode ser um factor diferenciador e de atratividade para conseguirem atrair os melhores alunos.
  • O aluno está coberto pelo seguro escolar? Os estágios são cobertos pelo seguro escolar.  Caso as atividades não estejam cobertas pelo seguro escolar é necessário a empresa contratar um seguro que cubra os riscos decorrentes das atividades desenvolvidas pelo aluno no decurso do estágio.
  • E contrato de estágio? Podem contar com o apoio do Técnico na realização de contratos de estágio que permitem a integração do estagiário na vossa empresa.
  • Alterações relativas ao Coronavirus/COVID-19: (1) está alargada a possibilidade de ofertas de estágios remotos; (2) no caso de ser presencial, deverão ser cumpridas as directrizes de segurança em vigor pelo Governo, na Tutela e na Direção Geral da Saúde na altura do estágio; (3) a assinatura dos contratos de estágio tripartido serão, preferencialmente, digitais.

O papel dos Núcleos de Estudantes do Técnico:

Os Núcleos de Estudantes do Técnico têm como principal objetivo a dinamização de diferentes atividades que visam reforçar o desenvolvimento de competências dos estudantes do Técnico, tendo um papel fundamental na dinamização e promoção da iniciativa Técnico Summer Internships. A equipa ISTSI agrega os seguintes núcleos de estudantes do Técnico para dinamização e promoção desta iniciativa:

AeroTéc; Fórum Civil; Fórum Mecânica; N3E; NAEN; NEB; NEBM; NEEA; NEECIST; NEEGI; NEIIST; NEQIST; NFIST; NMATH; NucleAR; NUMIST

Mais informações:

TT@Técnico
Núcleo de Parcerias Empresariais
pe@tecnico.ulisboa.pt
 

close navigation
close Search