Instituto Superior Técnico

Área de Transferência de Tecnologia do IST

Técnico Summer Internships

Datas Importantes:
Submissão de ofertas de estágio: até 10 de abril de 2019 
Candidaturas dos alunos: 15 de abril a 6 de maio de 2019
Seleção dos Candidatos: 6 de maio a 2 de junho de 2019
Resultados: até 3 junho de 2019
Assinatura de Contratos: 3 a 30 de junho de 2019
Estágios de Verão: 1 de julho a 13 de setembro de 2019

O Técnico tem como um dos seus objetivos estratégicos a promoção da ligação dos seus estudantes ao setor empresarial. Consideramos que a formação académica deve ser complementada com uma experiência em contexto real de trabalho, ainda durante o processo de formação dos estudantes, proporcionando o desenvolvimento de um mais vasto leque de competências relevantes para a sua futura integração profissional.

Vantagens:

  • Possibilidade de ter um papel activo na preparação da nova geração de talentos do Técnico.
  • Oportunidade perfeita para criar embaixadores junto dos alunos do Técnico.
  • Contacto directo com potenciais futuros colaboradores da área de engenharia, matemática e arquitectura do Técnico altamente qualificados e preparados técnicamente.

Técnico Summer Internships celebra este ano 7 anos de existência no seu atual modelo. Neste período mais de 1250 alunos realizaram um estágio de verão no âmbito deste programa, sendo que 75% o fizeram nos últimos 3 anos, denotando o seu crescimento. Em 2018 tivemos mais de 700 ofertas de estágios de verão e 5555 candidaturas a essas ofertas por parte de cerca de 860 dos nossos estudantes, que é indicativo da evolução e atual dinâmica do programa.

A iniciativa Técnico Summer Internships decorre entre julho e setembro de 2019, sendo não só uma oportunidade para os nossos alunos terem uma primeira experiência profissional, mas também uma forma de proporcionar às empresas o contacto com uma nova geração de talentos.

  • Onde e como posso divulgar as ofertas de estágio de verão?As ofertas de estágio de Verão juntos dos alunos do Tècnico deverá ser efetuar através da plataforma Técnico Job Bank.
  • Qual a duração média do estágio de verão?  A experiência das empresas participantes nas edições anteriores tem mostrado que o envolvimento com os nossos estudantes durante as 4 a 8 semanas de duração dos estágios oferece benefícios imediatos para ambas as partes e tem servido de base para relações que se estendem para o futuro.
  • Quais as ofertas mais aliciantes para os alunos do Técnico? As propostas devem ser aliciantes e adequadas ao perfil dos nossos alunos, permitindo não só tornar esta experiência de estágio mais interativa e geradora de conhecimento, como também criar potenciais embaixadores da vossa empresa junto dos estudantes do Técnico.
  • Qual a bolsa de estágio? Não existe obrigatoriedade do estágio ser remunerado, mas aconselhamos pagamento de bolsa de estágio, bem como subsídio de alimentação e/ou transporte por forma a suportar os custos referentes ao estágio pelo aluno. Para além disso, pode ser um factor diferenciador e de atratividade para conseguirem atrair os melhores alunos.
  • O aluno está coberto pelo seguro escolar? Os estágios são cobertos pelo seguro escolar.  Caso as atividades não estejam cobertas pelo seguro escolar é necessário a empresa contratar um seguro que cubra os riscos decorrentes das atividades desenvolvidas pelo aluno no decurso do estágio.
  • E contrato de estágio? Podem contar com o apoio do Técnico na realização de contratos de estágio que permitem a integração do estagiário na vossa empresa.

O papel dos Núcleos de Estudantes do Técnico:

Os Núcleos de Estudantes do Técnico têm como principal objetivo a dinamização de diferentes atividades que visam reforçar o desenvolvimento de competências dos estudantes do Técnico, tendo um papel fundamental na dinamização e promoção da iniciativa Técnico Summer Internships. Este ano de 2019, a equipa ISTSI agrega os seguintes núcleos de estudantes do Técnico para dinamização e promoção desta iniciativa:

AeroTéc; Fórum Civil; Fórum Mecânica; N3E; NAEN; NEB; NEBM; NEEA; NEECIST; NEEGI; NEETI; NEIIST; NEMat; NEQIST; NFIST; NMATH; NucleAR; NUMIST

Mais informações:

E-mail: pe@tecnico.ulisboa.pt

Telefone: 218 419 842/44